Existem dois tipos de lentes de contacto: as semi-rígidas e as hidrófilas.

Ambas são indicadas para corrigir quase todos os problemas de visão. A principal diferença é que as hidrófilas são mais flexíveis, ou moles, e a adaptação é mais fácil do que com as semi-rígidas. Há lentes hidrófilas descartáveis (diárias, quinzenais e mensais).


Lentes de contacto diárias descartáveis

As lentes diárias descartáveis são as lentes de contacto mais fáceis de manter. Apenas tem de deitá-las fora ao fim do dia e usar um novo par de manhã, para que não tenha de preocupar-se com a limpeza das lentes.

Usar lentes de contacto novas todos os dias é a forma mais conveniente e higiénica de usar lentes de contacto, porque colocamos todos os dias uma lente esterilizada, evitando assim problemas associados à manutenção das lentes.

 

Lentes de contacto descartáveis (mensais ou quinzenais)

As lentes de contacto descartáveis são reutilizáveis e podem ser utilizadas todos os dias, durante 15 dias ou 1 mês, consoante o tipo de lentes que adquiriu. Estas lentes requerem manutenção. Tem que as deixar em solução desinfetante quando não as está a usar.

 

Lentes de contacto esféricas

As lentes de contacto esféricas são utilizadas para correção de miopia, no caso das lentes negativas e hipermetropia se forem lentes positivas.(nas palavras a Bold podes fazer uma hiperligação para o artigo do blog onde estão as ametropias)

 

Lentes de contacto tóricas ou para astigmatismo

As lentes de contacto tóricas corrigem os problemas de astigmatismo que resultam de uma curvatura diferente da córnea.

Nestes casos, a curva da córnea, difere entre os planos vertical e horizontal. Isto causa visão desfocada e dificuldade em ver pequenos pormenores. Por vezes, as linhas verticais parecem inclinar-se.

A capacidade das lentes de contacto tóricas fornecerem diferentes potências refrativas nas orientações vertical e horizontal resolve esta peculiaridade específica que causa o astigmatismo.

 

Lentes de contacto multifocais

As lentes de contacto multifocais são concebidas para permitir diferentes potências de lente e focar a várias distâncias. As lentes de contacto multifocais são lentes de contacto com várias graduações numa só lente. Graduação para objetos muito próximos, graduação para objetos vistos ao longe e graduação para as distâncias intermédias.

Como colocar e retirar as suas lentes
Colocar e retirar as suas lentes de contacto é mais fácil do que pensa. Pode precisar...
O que é e quais os tipos de conjuntivite?
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva: membrana delgada que cobre a...